Nosso Filme
Muito cinema e um pouco de outras coisas

South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes


Uma série controversa que viveu na tênue linha entre a sátira debochada e o mal gosto e que rendeu um tão polêmico quanto longa metragem. Que manteve as qualidades do desenho e adicionou outros elementos a narrativa.

SOUTH PARK: MAIOR, MELHOR E SEM CORTES

(South Park: Bigger, Longer and Uncut, 1999)

EUA

80 min.

Inglês

Trey Parker

Trey Parker, Matt Stone e Pam Brady

Indicado ao Oscar de Melhor Canção para Blame Canada.

Falar sobre esse desenho é complicado, South Park envolve vários fatores que podem fazer você amar ou odiar o longa. Pra começar é preciso ter um contato prévio com a série, uma meia dúzia de episódios, para se entender o mundo do desenho e as semi-ideologias nele implantado, as críticas socias e o deboche, as caracteristicas que são peculiares a cada um dos personagens. Se você tiver esse conhecimento é 99% de que você vai adorar esse que pra mim está no top 20 da animação.

southpark____4Vamos começar pelo título, maior (é um longa) melhor(realmente é melhor e sem cortes(boa parte dos episódios de south park exibidos pela MTV americana foram cortados e perderam a essência) mas isso é um filme, não tão comercial, não é televiso e não censurável, ou seja, a criatividade dos criadores é levada ao estágio máximo.

O roteiro é simplório e inteligente. South Park é uma cidade tranquila até a chegada do filme de Terrence e Phillip aos cinemas. Quando as crianças assistem ao filme, começam a fazer uso do mau palavreado, seus pais decidem entrar em guerra e matar a dupla. Parece bobo, e é. Mas bobo não significa que não possa ser incrivelmente bom.

south-park As críticas. Aí é um dos dois pontos chaves. Não há escrúpulos, você pode até não concordar com as críticas impostas na mensagem do filme mas nem por isso vai achar ruim alguém tenha feito-as, a tudo e a todos, aos americanos, a hipocrisia, ao american way of life, a juventude, aos pais, ao cinema, a tv, a política, às animações, tudo está errado no mundo de South Park mas tudo é colocada de maneira quase genial.

A trilha sonora. Eu disse que havia dois pontos centrais, um era as críticas o outro está aqui, quando se ouve Shut Your Fucking Face Uncle Fucker, mas se entende pela legenda não dá pra ter total noção da musica, na época que assisti peça primeira vez não tinha domínio do inglês e pra mim era apenas repetição de “fode-tio”, mas não é, recentemente a ouvi com direito a livre entendimento e Uncle Fucka foi de musiquinha que fica na cabeça a canção no mínimo muito bem bolada, e como tudo em South Park tem uma crítica implícita. Há ainda muitas outras canções que valem a pena no filme, Kyles mom is a big fat bitch é sensacional e outras.

southpark

Uma animação que não é para todos. Que soa ofensivo para muitos, e genial para outros tantos.

Nota: 7,9.

Shut Your Fucking Face Uncle Fuck

Blame Canada (canção indicada ao Oscar)

Anúncios

Uma resposta to “South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes”

  1. Não sou fã de South Park, mas acho legalzinho.

    Abraços
    http://www.anetux.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: