Nosso Filme
Muito cinema e um pouco de outras coisas

O Grande Lebowski


Essa comédia é tida por alguns como o melhor filme dos irmãos Coen, pra outros uma das melhores comédias já feitas. Talvez não seja o melhor dos Coen, quem sabe Barton Flink ou Fargo ou Onde os Fracos Não Tem Vez sejam filmes mais completos. Talvez esteja longe de ser uma das melhores comédias de todos os tempos, mas pra todos os efeitos um grande filme.

O GRANDE  LEBOWSKI

(The Big Lebowski, 1998)

ico-usa EUA

117 min.

Inglês

Joel Coen e Ethan Coen

Joel Coen e Ethan Coen

O filme começa com algo que é comum nos filmes dos Coen, apresentar os personagens. Até porquê em geral o que mais chama a atenção nos filmes deles (pelo menos a minha) são exatamente a construção dos personagens, começando com The “Dude” e Walter (Jeff Bridges e John Goodman, respectivamente) até cada coadjuvante, seja ele com um papel de poucos minutos e de pouca utilidade – John Turturro como Jesus Quintana tem duas aparições igualmente rápidas e hilárias – ou aqueles de total importância pro entendimento da muito bem amarrada trama, Julianne Moore irreconhecível (positivamente) no papel de Maude e o sempre brilhante Philip Seymour Hoffman num papel pequeno porém bem desenvolvido como Brandt, secretário pessoal de Jeffrey Lebowski (David Huddleston). the-big-lebowski-3

Agora a estória. Acho que eu não consigo descrever com palavras o quão genial, bem amarrado, bem escrito eu achei o roteiro, sem brincadeira, é incrível e pra lá de prazeroso como a trama sobre o cara que foi tirar satisfação por causa de um tapete “mijado” (“que completava a porra da sala”) por capangas que confundiram ele com um homônimo milionário que tem uma esposa ninfomaníaca e que deve para pornógrafos de LA se transformou em algo muito inteligente, e mais, a forma como em coisa de quinze minutos você vai de “não estou entendendo nada” a um perfeito entendimento da coisa toda, tudo isso sustentado com um elenco muito inspirado e uma dupla de diretores com uma criatividade sem igual.

1998_the_big_lebowski_004 Vou confessar, eu sou chato pra comédias, não que eu não goste, mas pelo simples fato que eu não dou risada, sério, acho que dá pra contar nos dedos as comédias que me fizeram gargalhar mais de duas, três vezes e O Grande Lebowski não foi uma delas, acho que só ri alto e com vontade na cena das cinzas do Donny, Walter falando do Vietnam, as cinzas indo contra The “Dude” e a total inexpressão dele fizeram eu perder o fôlego. Mas esse fator é compensado com todo resto, mas é claro que eu teria gostado ainda mais se tivesse rido um pouco mais, mas daí o problema é comigo.

Nota: 8,2.

Veja mais sobre A Proposta no IMDb

Anúncios

Uma resposta to “O Grande Lebowski”

  1. Depois de ter visto umas 3 vezes em vídeo, assisti no cinema, numa mostra dos Irmãos Cohen. Me diverti demais, e ri a rodo, o filme é uma obra de arte.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: