Nosso Filme
Muito cinema e um pouco de outras coisas

A Proposta


Pra ser sincero fui no cinema para dar uma chance ao novo Harry Potter. Como desconfiei, quando cheguei a sala já tinha lotado, fui pro Plano B – A Proposta. Comédia romântica dirigido pela deiretora Anne Fletcher (em seu terceiro trabalho, o último foi Vestida para Casar) e protagonizado pela dupla de estrelas Sandra Bullock e Ryan Rynolds.

A PROPOSTA

(The Proposal, 2009)

show.plEUA

652111 min.

ingles2-avatar1Inglês

cadeira_diretorDireção de Anne Fletcher

canetaRoteiro de Pete Chiarelli

.

Eu sinto que conforme mais gosto de cinema mais chato eu fico, se fosse uns 3 anos atrás é o tipo de filme que recomendaria qualquer um a ver, vendo hoje é um filme de regular pra bom, cheio de erros e com alguns acertos.the-proposal-tops-box-office.0.0.0x0.440x767

Eu esperava menos, Sandra Bullock não é o que eu chamaria de uma boa atriz, mas ela está bem aqui. Ryan Reynolds parece ter talento. Os coadjuvantes estão direitinhos também. Dsetaque total para Oscar Nuñez, atuação divertidíssima no papel de Ramone, o faz tudo da história.

Vou ser sincero, tem umas 4 ou 5 cenas bem engraçadas, não é do tipo pra gargalhar mas dá pra rir muito bem. E numa comédia romântica essas 4 ou 5 cenas boas é mais do que suficiente pra estar na média ou até um pouco acima. Por outro lado, um filme que poderia ser único e exclusivamente leve cai na bobeira de se transformar num dramalhão, infelizmente. Que eles iam se apaixonar, ter desavenças e querer se casar “de verdade” era obvio, mas poderia ter sido conduzido de uma maneira mais digna com um público. Só pra constar, passei muito longe de me emocionar.

É isso, é bom pra assistir com a namorada(o) ou com a família. Mas ruim se você estiver afim de algo com um maior comprometimento.

the_proposal04Algo interessante para se notar, Ryan Reynolds deveria ter o sotaque carregado do americano do Alasca e tem sotaque de canadense. Sandra Bullock deveria ter sotaque de canadense e tem sotaque do americano do oeste.

Nota: 6,0

Ah, e vai também o trailer legendado do filme:

logo2Veja mais sobre A Proposta no IMDb

logo_orkutDebata sobre A Proposta no Orkut

8 Respostas to “A Proposta”

  1. Posso deixar uma crítica sobre sua crítica?
    Acho que sim.

    Bem, primeiro, vc viu ao filme na língua original ou na dublada? Vc tem algum tipo de conhecimento linguistico para a afirmação sobre sotaques?
    Não é ofensa, só informações para tecer meu comentário.

    Outra coisa,
    O filme THE PROPOSAL é uma leitura da obra-prima do escritor brasileiro José Alencar, SENHORA, que conta o enredo do senhorio de uma mulher em relação a um casamento de conveniência. Claro que o redator de THE Proposal não sabia disso, eu acho, pois o livro é melhor.

    Mas para um filme do século XXI, ficou brilhante, já que é o cotidiano. Quem acha sem assunto são os insignificantes homens que não querem crescer no mercado de trabalho.
    Concordo com vc sobre a trama ser previsível, mas dizer que a protagonista atuou melhor do que o coadjuvante é imaturidade cinematográfica.

    Vc provavelmente não gosta de ler.. eu queria ver sua crítica sobre o livro SENHORA ou sobre o filme PRIDE & PREJUDICE…

    Gostei de suas infimas colocações, já que poucos homens tem o anelo de as fazer.. continue assim. Um dia vc conseguirá uma companhia à altura pra te acompanhar ao cinema.

    Bom Filme…

    • Primeiro, obrigado pelo comentário.

      Sim, obviamente eu falo e entende inglês relativamente bem, por isso fiz o comentário sobre os sotaques dos atores.

      Não li a obra que você citou mas sim, gosto de ler. Não consigo imaginar baseado no que fizestes tal suposição. Não leio tanto quanto vejo filmes ou ouço música mas já li bastante coisa interessante, alguns clássicos de literatura brasileira e outros tantos de literatura inglesa. Se quiser corresponder a respeito ou sobre cinema meu e-mail ta disponível michaeldb47@hotmail.com

      Achei alguns comentários seus meio sexistas mas tudo bem 😀 e sobre analisar atuações não sei onde isso se co-relaciona com imaturidade cinematográfica, analisar atuações é um conceito bem simplório e pouco palpável ao alcance de qualquer cinéfilo iniciante se trata basicamente de olhar dois atores e julgar como mais competente uma das duas atuações.

      Reafirmo meu convite, se quiser falar mais sobre cinema pode mandar um email ou me adicionar no Messenger – caso tenha – que respondo com todo prazer.

  2. Bom, você se expressa bem, tem uma opinião previsível, e aparentemente normal.Mas tenho de citar a única gafe, dizer que a Sandra Bullock não é uma ótima atriz, queria argumentos sobre tal afirmação. Assumo que sou fã e tal, esse não é o melhor filme dela, mas em relação a ela com certeza é uma coisa muito mais elevada do que a história do filme.

  3. O único ator e personagem que vc elogiou foi o que eu mais detestei… rsrs
    Ou melhor, foi o único de quem não gostei… muito chato aquele Ramone!

    Amei as demais atuações!

    Principalmente as expressões faciais do casal principal!

    Eu dou 10,0.

    Tem algumas falhas na história, mas pra quem só está a fim de um pouco de diversão, é mais que suficiente!

    Pelo menos, foi pra mim! hehehe

  4. Adorei o blog e a crítica. ^^ Parabéns, você expressa muito bem sua opinião. 🙂 Beijo

  5. Gostei da crítica!

    • bom achei o filme realmente digono de emoção e tenho qe discordar de vc quando diz que o filme não é pra gargalhar depende do senso de humor e sensibilidade de cada pessoa (É FATO), parece que vc já foi com o pensamento : “NOSSA FAZER O QUE. PRECISO DE MATERIAL PARA O BLOG” e nada mais.
      resumindo sua crítica se baseia sobre tudo no seu dia antes do filme, porém é uma critica aceitável e bem escrita.

      • Bruna

        Vamos por partes. Primeiro, muito obrigado pelo comentário. Ler críticas é tão bom quanto ou até melhor (ou ao menos mais produtivo) do que ler elogios.

        Humor é algo pessoal e peculiar a cada um, realmente é fato isso. Quase fato também que comédias romanticas não tem como objetivo inicial serem para se gargalhar. Minha crítica nem foi tão encima disso, mas crítica é algo pessoal mesmo, se eu tivesse rido mais teria gostado mais. Só que ao mesmo tempo eu ri tão pouco quanto nesse em O Grande Lebowski, que também tem aqui no blog e mesmo assim adorei o filme.

        Sobre eu pensar “Preciso de conteúdo pro meu blog, vou pro cinema”. DEFINITIVAMENTE NÃO. Acredite, eu escrevo esse blog porque amo cinema. Ver um filme, por mais que eu tenho más espectativas nunca vai ser uma obrigação ou um sofrimento pra mim. Ver um filme sempr eé uma experiencia única – algumas boas outros ruins e outras péssimas – mas todas únicas.

        E o meu dia no dia que vi A Proposta foi bem legal, tava com mó bom humor.

        COntinue dando uma olhada.

        Beijos


Deixe um comentário

