Nosso Filme
Muito cinema e um pouco de outras coisas

Anjos e Demônios


Depois de estreiar com um classico de marca maior resolvi mandar um filme que a pouco saiu do cinema e conseguiu uma bilheteria bem significativa por aqui. Anjos e Demônios, dirigido por Ron Howard e com Tom Hanks protagonizando. Baseado na popular obra de Dan Brown.

ANJOS E DEMÔNIOS

(Angels & Demons, 2009)

show.plEUA

652

138 min.

ingles2-avatar1

italiano-avatar1

Inglês/Italiano

cadeira_diretorDireção de Ron Howard

canetaRoteiro de David Koepp e Akiva Goldsman, adaptado do livro de Dan Brown

Quando assisti O Código da Vinci em 2006 fui esperando algo bom e encontrei algo entre o muito ruim e o péssimo, como ouvi de Deus e o Mundo que esse era melhor tava esperando algo ou ruim ou razoável, um filme nota cinco, mas vi um filme nota seis.

Angels-and-Demons-1Vou começar falando o que tem de bom, não curto bancar o ranzinza. A história e legal, envolvente, e é relativamente bem sucedida no que cabe a prender a atenção, não dá sono, longe disso. O roteiro tenta passar aquela ideia de que é inteligente demais pra você entender logo de cara e que merece uma re-analise…Bobeira é até simplório de um certo ponto de vista, dá pra entender perfeitamente sem usar muita massa cinzenta.

anjosedemonios_14Ron Howard está virando gente, se é que me entendem, ainda não vi Frost/Nixon, mas pelo o que já vi do cara é o que ele fez de melhor desde Apollo 13, num já longínquo 1995, sim, não é um grande elogio um filme se destacar dentro da filmografia do Howard, mas o cara está perdendo alguns maus hábitos, está mais seguro apesar de ainda haver uma queda de qualidade gigantesca do meio pro fim, algo provavelmente relacionado com a extensão muitas vezes exageradíssimas de seus filmes: Uma Mente Brilhante 2 horas e 15, Apollo 13 2 e vinte, A Luta pela Esperança 2 e 25 e no famigerado O Código Da Vinci foram-se quase 2 horas e meia da minha vida, aqui é de novo mais extenso do que necessário e ele tem problemas pra manter a atmosfera e o clímax num nível regular.

anjosedemonios_8A atuações não comprometem e não ajudam, simples assim. Eu queria muito gostar do Tom Hanks tanto quanto gostava numa semana vários anos atrás após ter assistido Filadélfia e Forrest Gump, filmes de 93 e 94, duas atuações de Oscar e dá pra resumir quase tudo que ele tem de bom nesses dois filmes. Aqui ele está apático e até pouco entusiasmado talvez. Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Stellan Skarsgård, Pierfrancesco Favino são todos atores razoáveis em atuações igualmente razoáveis.

Nos quesitos técnicos é uma obra quase nula, uma fotografia comportada, triha que passa despercebida (tinha uma?), e efeitos especiais que não deixam ninguém de queixo caído, mas que, até pelo orçamento do filme, não pecam pôr tosquisse.

Enfim, um filme medíocre (lembre-se colega, medíocre é sinônimo de mediano, não quero soar contraditório), não é ruim, não é espetacular, pra falar a verdade não achava que chegaria até essas linhas…

Nota: 6,2

logo2Veja mais sobre Anjos e Demônios  no IMDb

logo_orkutDebata sobre Anjos e Demônios no Orkut! Recomendamos o fórum de debate  O Filme em Debate

8 Respostas to “Anjos e Demônios”

  1. “Nos quesitos técnicos é uma obra quase nula, uma fotografia comportada, triha que passa despercebida (tinha uma?), e efeitos especiais que não deixam ninguém de queixo caído, mas que, até pelo orçamento do filme, não pecam pôr tosquisse.”

    Discordo totalmente de vc nesse ponto. Uma “fotografia comportada”? A fotografia estava perfeita, maravilhosa, deu o clima certo. Se vc fosse o diretor, como faria?
    A trilha sonora talvez tenha passado despercebida pra vc, pq casa totalmente com a cena, sem incomodar, sem excessos, e tb é excelente, como a trilha do Código.
    Os efeitos especiais da explosão final são incríveis, sinceramente acho que você disse tudo isso por implicância.
    Será que as pessoas não conseguem entender que filme É ADAPTAÇÃO do livro, e não o livro usado como roteiro, seguido à risca. Seria melhor que fosse 100% fiel? É claro que seria, não há dúvida! Mas o que parece que você não percebe é que é inviável num FILME de 2h e pouco.
    Você por acaso já viu Entrevista com o Vampiro? No livro há uma longa parte sobre a vida do Louis quando ele era humano, mas como a ênfase era sobre a vida já vampiro no filme, a tal parte foi resumida em “minha esposa e meu filho morreram no parto”. Isso é um erro? É motivo pra se esculachar o diretor? Não! A própria Anne Rice, autora da história concordou com a adaptação, senão teria que ser uma trilogia.
    O que eu quero dizer, é que as pessoas não podem querer que o filme seja igualzinho ao que elas viram na mente enquanto liam, e deveriam compreender que é uma adaptação, de muito valor inclusive! Minha nota pro filme é 8,5.

    • Obrigado pelo comentário.

      E agora rebatendo as críticas. Sinceramente não entendi a sua implicância com o fator “adaptação do roteiro”, eu nem critiquei isso no filme. Você bateu numa tecla que eu nem tinha mencionado. Por sinal eu fiz o contrário, acho que o filme é até longo demais e o roteiro poderia ser mais bem trabalhado no sentido de ser mais resumido mesmo.

  2. Achei que você foi bonzinho na sua análise.

    O filme é um verdadeiro lixo. Pra mim, tão ruim qto Código Da Vinci.

    Não consegue passar em nada o ambiente do livro.

    Claro que ninguém espera que seja páreo para o livro no quesito detalhes, e é normal mudanças e cortes, enfim, uma adaptação para as telas. Mas em nada, absolutamente nada, o filme consegue transmitir o que vc sente lendo.

    Um exemplo é o Hassassin. Como botam um personagem cara de nerd, 4 olhos, para fazer algo que no livro é sombrio e calculista ???

    Acho que no próximo nem vou perder meu tempo assistindo; só vou ler mesmo.

    • é complicado Anselmo, vou admitir que não lí o livro, por isso não posso criar essa “parâmetro” que você criou no que cabe a fidelidade e etc. Mas por outro lado já vi muitos filmes que anteriormente eu tinha lido o livro e digo que precisamos enxergar o abismo que existe entre a linguagem cinematográfica e literária.

      Pra quem leu o livro pode de fato parecer horrível mas pra quem não o fez mesmo sengo exigente (acredite, eu sou) dá pra ter uma diverçãozinha.

  3. Faz um tempo que eu fui assistir o filme, e achei muito bom, apesar de também ter notado que cortaram algumas partes e personagens, como o Leonardo Vettra (pai da Vitória).
    Peguei o livro pra ler no ano passado, mas nem consegui ler tudo… eram 139 capítulos e eu li só até o 40 😛

    A trama é bem elaborada, e tem muita correria, o que faz com que a gente fiquei ligado no filme.

    Parabéns pelo blog, sucesso pra ti!
    Abração.

    http://brilhanteanonimo.blogspot.com/

  4. Cara! Sou tão desligada, que nem liguei que foi você que deixou o comentário lá no Blog. Foi só quando vi o seu Blog 😀

    Sobre ‘Anjos e Demônios’, eu gostei.

  5. Bom, estou terminando de ler o livro e francamente estou maravilhada!
    ainda nao vi o filme mas acredito nao ser bom, (nao tao bom quanto minha imaginaçao), logo sei q minhas expectativas serao frustadas. mas estou ansiosa por ver o filme.

    nao li o codigo da vince, mas vi o filme e de fato adorei achei muito bom.

    porem e logico q os livros com seus inumeros detalhes sao bm melhores.

    parabens pelo blog!

  6. Olha, eu também fiquei muito pouco impressionado com o Código da Vince, na verdade havia acabado de ler o livro que é muito rico em detalhes e na trama, meu primeiro comentário foi: “Ficou corrido, mal explicado, confuso e infiel ao livro”.

    Mas passado um ano, assisti na TV a cabo, e agora com um pouco mais de análise profissional, e percebi que o filme nem é tão ruim assim, concordo que a atuação de Tom Hanks é pífia, mas como um todo é um bom filme, e perguntei para amigos que assistiram o filme e não leram o livro e unanimamente todos acharam um bom filme, o que corrobora minha conclusão que é um bom filme.

    Ainda não assisti Anjos e Demônios e sinceramente estou mais empolgado pois não li o livro.

    Parabéns pelo BLOG


Deixe um comentário

