Nosso Filme
Muito cinema e um pouco de outras coisas

O Poderoso Chefão


Fiquei pensando com qual filme inaugurar o blog e cheguei a conclusão que nada  mais legítimo do que começar com aquele que é fácil um dos meus filmes favoritos, de todos os tempo, pode ser obvio falar de O Poderoso Chefão mas é falar de um dos maiores filmes de todos os tempos.

Ah, ainda não estou decidido sobre qual padrão eu vou manter pors posts de resenha, mas vou tentar começar com uma rápida ficha técnica e ir ilustrando o post com vídeos e imagens de modo que não se torne cansativo. Se acharem que tem algo a se acrescentar ou a retirar, comentem!

O PODEROS CHEFÃO

(The Godfather, 1972)

show.plEUA

652175 min.

ingles2-avatar1italiano-avatar1Inglês/Italiano

cadeira_diretorDireção de Francis Ford Coppola

canetaRoteiro de Francis Ford Coppola e Mario Puzo, adaptado do livro de Mario Puzo.

Oscar2003miniGanhou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Marlon Brando (que recusou a estatueta). Ainda foi indicado a Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator em Drama (Marlon Brando), Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. Recebeu ainda outras duas indicações: Melhor Ator em Drama (Al Pacino) e Melhor Ator Coadjuvante (James Caan).globo-de-ouro

Ganhou os Globos de Ouro de Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator em Drama (Marlon Brando), Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. Ainda foi indicado a Melhor Ator em Drama (Al Pacino) e Melhor Ator Coadjuvante (James Caan).

Tava sem sono , fui olhar meus DVD’s, vários filmes que eu nunca assisti para ver só que teve um ali que se destacou, claro, O Poderoso Chefão. Parei e pensei como fazia tempo que eu não via um dos meus filmes favoritos e decidi assistir um pouco, só até pegar no sono, pulando umas cenas e outras. Mas não existe isso se tratando de The Godfather, quando fui dormir já era quase 4 horas da manhã.

Eu não lembro a última vez que você tenha me convidado para tomar um café em sua casa, e nem mesmo convidou minha esposa para ser madrinha de sua filha. Mas agora você vem até mim e diz “Don Corleone, eu quero justiça”. Mas você não pede com respeito. Você não oferece amizade. Você nem mesmo pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa, no dia do casamento de minha filha e me pede pra matar por dinheiro.TheGodfather3

É assim que somos apresentados a Don Corleone, personagem central interpretado por Marlon Brando em uma das atuações mais humanas e sinceras que eu já vi. O tom de voz, cada gesto, cada trejeito e cada palavra faz você acreditar em Don Vito Corleone. Faz você ver além do mafioso, além d’O Poderoso Chefão, você vê um homem, sensível e tão humano quanto qualquer outro. Romantização do crime? Talvez. Mas quem liga, é tudo tão belo que não há tempo para parar pra pensar nisso.

TheGodfather4Por sinal jamais vimos tantas atuações masculinas tão boas juntas, Al Pacino, Robert Duvall e James Caan igualmente perfeitos, cada um dentro do seu papel. E falando nisso o lento processo de transformação de Michael Corleone de bom moço – “Eu nuca vou ser igual a ele” – a Don Corleone, tendo seu ápice na cena final na crueza em que ele olha nos olhos de Kay Adams (Diane Keaton) e diz “Não” sobre ele ser responsável pela morte de Carlo Rizzi (Gianni Russo), marido de sua irmã e pai do seu sobrinho que ele batizara pouco antes.

De resto dá pra dizer que assistir The Godfather é mais do que assistir uma das maiores obras da história do cinema é um daqueles casos que tudo está onde devia estar, ou melhor, que tudo, cada pequeno fator deu perfeitamente certo. Não há diálogos desnecessários, não há nesses 175 minutos uma cena que não valha a pena ser vista. Cenários, figurino, fotografia tudo junto culminou nesse monstro do cinema, monstro do entretenimento, monstro da cultura moderna que é O Poderoso Chefão.

Nota: 9,8

logo2Veja mais sobre O Poderoso Chefão no IMDb

logo_orkutQuer debater sobre O Poderoso Chefão? Recomendamos o tópico no  fórum do Orkut O Filme em Debate

Anúncios

Nenhuma resposta to “O Poderoso Chefão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: